Página Principal A Associação Eventos/Notícias Contactos Mapa do site
  AMIBA
Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã

Melhoramento e Desenvolvimento

A raça Bordaleira de Entre Douro e Minho apesar da incerteza dos mercados ao longo das últimas décadas, conseguiu chegar aos nossos dias graças à dedicação que sempre teve por parte dos seus criadores, estando no entanto numa fase de grande incerteza em relação ao seu futuro.


clique sobre a imagem para ampliar



A importação de carne de ovinos de países como o Reino Unido, da Nova Zelândia ou até da vizinha Espanha, a preços muito competitivos, abaixo do valor do nosso produto, a introdução de raças exótica ditas “melhoradoras” e a crise económica que o nosso país atravessa, criam um panorama pouco animador para quem tenciona iniciar uma actividade com base na produção de ovinos.

No entanto as características particulares dos animais da raça Bordaleira de Entre Douro e Minho, a sua rusticidade e facilidade de adaptação a condições climatéricas adversas e as baixas despesas de manutenção, tornam a produção destes animais particularmente interessante. Se, se acrescentar a estas características os benefícios associados ao apoio dado pela Secretaria técnica do Livro Genealógico, que através da execução de testes de performance, confirmação de paternidades por análise de ADN, selecção animal e aconselhamento no maneio das explorações, vêm prestar um serviço de inegável importância para a rentabilização das explorações. Assim, poderão estar reunidas as condições necessária para que este produto singre no mercado, permitindo deste modo o garante da subsistência desta importante raça minhota.