Página Principal A Associação Eventos/Notícias Contactos Mapa do site
  AMIBA
Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã

Desenvolvimento e Melhoramento

A raça Churra do Minho, quase abandonada durante décadas, conseguiu chegar aos nossos dias através do esforço e dedicação dos criadores e da capacidade de sobrevivência e adaptação que sempre a caracterizou.


clique sobre a imagem para ampliar


O maneio alimentar e reprodutivo apresenta-se actualmente longe do ideal, não sendo fácil a sua alteração uma vez que ainda hoje seguem ancestrais regras de organização, em que as pastagens são comuns e a profilaxia sanitária, vacinações e desparasitações, quase inexistente.

A AMIBA tem desenvolvido um trabalho complementar de formação profissional no sentido de esclarecer os criadores da raça Churra do Minho relativamente aos problemas sanitários e reprodutivos e aos prejuízos daí provenientes, para que no futuro as potencialidades desta raça sejam maximizadas.


clique sobre a imagem para ampliar


As equipas de técnicos ligadas ao melhoramento e ao controlo de performances são o baluarte da extensão rural para o ensino das melhores técnicas, para atingir os objectivos de melhoramento a que nos propomos, o apoio laboratorial, as análises genéticas para aferição das paternidades serviram de base a um trabalho idóneo de dignificação desta raça autóctone.

Esta raça, sendo a de menor porte dos ovinos autóctones nacionais, tem a sua mais-valia nas características organolépticas da sua carne, tão apreciadas na região do Minho, e concorrendo assim para a defesa de um património genético autóctone tão genuíno, que melhor pode representar a alma do minifúndio característico da região.