Página Principal A Associação Eventos/Notícias Contactos Mapa do site
  AMIBA
Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã

Melhoramento

A situação actual da galinha Branca é bastante crítica. Os exemplares existentes são bastante escassos e a raça está à beira da extinção. Os principais factores que levaram a este panorama pouco animador prendem-se com o evoluir da avicultura industrial, com o progresso, com as mudanças dos hábitos de vida e alimentares das populações e, em parte, com a desertificação dos meios rurais e o êxodo populacional para as grandes urbes.

Os apoios existentes para a criação das raças Pedrês Portuguesa, Preta Lusitânica e Amarela também contribuíram para que as pessoas começassem a seleccionar os animais em função dos padrões destas, procedendo muitas das vezes à eliminação de exemplares da raça Branca.

Contribuindo para este cenário é também de referir o elevado depauperamento do património genético dos poucos exemplares existentes devido a cruzamentos com outras raças, prova da alienação a que se votou o património zootécnico e cultural nacional no que respeita às aves de capoeira.

Assim sendo, urge actuar no sentido da preservação, melhoramento, dinamização e divulgação desta raça mediante o recurso ao levantamento do efectivo, ao Registo Zootécnico/Livro Genealógico, aos estudos genéticos, à cuidada selecção de reprodutores, à eliminação de aves que apresentem defeitos graves incaracterísticos da raça, assim como à aquisição de um núcleo de galinhas desta raça para constituir um efectivo base de estudo, selecção e melhoramento.